Quem Somos


                    
                      A EMEI AFRO ALVES DE MACENA  foi inaugurada em abril de 2002 e  é fruto de um projeto realizado pela associação comunitária do bairro em parceria com o PROARES que apoiou em termos financeiros a construção do prédio bem como todo seu mobiliário e equipamentos. Foi criada para ser administrada pela própria associação, porém a falta de recursos levou a comunidade a doar o patrimônio para a prefeitura municipal.
            Todo o projeto e a construção foi acompanhado de perto por toda a comunidade e principalmente pela presidente da associação a Sra. Raimunda Martins de Sousa, pois enfrentou muitos problemas , visto que a empresa responsável pela obra foi negligente quanto ao material utilizado que era de péssima qualidade e até mesmo com a fundação e/ou alicerce  que hoje esta cedendo causando prejuízos estruturais.
            Tendo em vista toda a luta da associação por este projeto não podemos deixar de mencionar outras pessoas fundamentais para execução o Sr. Cícero Alves de Sousa “Cícero de Afrim” que intermediou o dialogo com o doador do terreno o Sr. Ronaldo que logo se prontificou com a causa social de grande importância para a comunidade.
            Como se deu a escolha do nome , AFRO ALVES DE MACENA?
          Nascido em 27 de janeiro de 1907, este cidadão foi remanescente dos primeiros moradores da comunidade filho de uma família advinda do interior do estado de alagoas “os ALVES DE MACENA” que fincaram suas raízes com as bênçãos do Padre Cícero Romão, isto em 1931. O Sr. AFRO ALVES DE MACENA cuja família era bastante numerosa foi o primeiro a preocupa-se com o tema  educação , buscou então ajuda do poder publico e em sua casa montou uma sala de aula para atender aos seus filhos e aos filhos de seus visinhos. Prontificou-se de imediato com a doação de um terreno para a construção de uma escola a qual deu o nome de seu pai,  LAURENTINO ALVES DE MACENA, escola hoje que atende os alunos do ensino fundamental.
        Desta forma o seu nome foi lembrado e levado a votação da comunidade uma vez que seus familiares a Sra. Raimunda Martins sua nora e o Sr. Cícero de Afrim seu filho, estavam envolvidos no projeto. Seu feito hoje é lembrado, pois a escola atende  as crianças de 2 a 5 anos e recebe o seu nome EMEI AFRO ALVES DE MACENA, uma homenagem em memória pois faleceu em 25 de novembro de 1998 aos seus 91 anos.

            É uma escola de pequeno porte, possui apenas duas salas de aula com banheiro adequado para crianças, uma diretoria, uma cozinha, um banheiro para funcionários e um pátio. Seu quadro funcional é composto por oito pessoas, tendo apenas duas professoras concursadas e os demais são contratos terceirizados. Desde sua inauguração três foram os diretores que contribuíram e/ou  contribuem para o desenvolvimento pedagógico da escola, a primeira Francisca Limeira dos Santos, posteriormente  Emanuel Neto Sampaio e atualmente  Jovanessa Martins de Sousa, sendo esta neta de Seu Afrim.
                        Ao iniciar seus trabalhos em 2002 a escola tinha um caráter mais assistencialista do que pedagógico, haja vista as políticas publicas de atendimento as crianças, desde seus primeiros anos de vida, que voltavam-se para os aspectos sociais do cuidar. Hoje, porém, a situação é bem diferente temos professores graduados e qualificados para atender as necessidades que requer a primeira etapa da educação básica de nossas crianças.
                        A escola atende a uma clientela bem diversificada econômica e socialmente, que em sua maioria residem em comunidades vizinhas, porém distantes, portanto fazem uso do transporte escolar. Podemos relatar que nos últimos anos a comunidade escolar evoluiu consideravelmente, cerca de 80% dos pais possuem renda mensal fixa, que varia de 1 a 3 salários mínimo e estão enquadrados em níveis de escolaridade que vai do ensino médio  ao superior. Os 20% restantes vivem através do trabalho agrícola e pequenas prestações de serviços a terceiros, a maioria é semi-analfabeta , as mães se enquadram como domésticas. Quanto à estrutura da comunidade ainda existe uma precariedade relativa ao saneamento básico, saúde e lazer os quais não são satisfatórios.
           Os pais confiam no trabalho que a escola desenvolve, pois somos conscientes do papel que como educadores desenvolvemos nesta unidade escolar voltado a atender as necessidades da criança, respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida. Tendo como meta oferecer ações educativas proporcionando à criança uma melhor educação, visando seu total desenvolvimento e sua capacidade de integração com a comunidade, ou seja, o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, lingüístico e social, na perspectiva que a educação é o melhor caminho para combater as divergências sociais existentes na comunidade.
                        O local é de cooperação, respeito entre os profissionais e a família que trabalha com a finalidade de formar futuros cidadãos conscientes do seu papel social. 


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