PPP - Projeto Político Pedagógico



APRESENTAÇÃO

                   A EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil Afro Alves de Macena, localizada no Sítio Leite, funciona hoje com duas salas de aula, dando assistência a crianças da pré – escola . É composta por uma Diretoria, dois professores, uma auxiliar de professor, uma auxiliar de serviços gerais, uma merendeira e dois vigias noturno.
                   A escola atende a uma clientela bem  diversificada econômica e socialmente, em sua maioria residem em  comunidades vizinhas, porém distantes, portanto fazem uso do transporte escolar. Podemos relatar que nos  últimos anos a comunidade escolar  evoluiu consideravelmente, cerca de 80% dos pais possuem renda mensal fixa, que varia de 1 à 3 salários mínimo e estão enquadrados em níveis de escolaridade que vai do ensino médio  ao superior. Os 20% restantes vivem através do trabalho agrícola e pequenas prestações de serviços a terceiros, a maioria é analfabeta ou com grau de instrução baixo, as mães se enquadram como domésticas. Quanto à estrutura das comunidades ainda existe uma precariedade relativa ao saneamento básico, saúde e lazer os quais não são satisfatórios.
                   Os pais confiam no trabalho que a escola desenvolve, pois somos conscientes do papel que como educadores desenvolvemos nesta unidade escolar  voltado a atender as necessidades da criança, respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida.
                   O local é de cooperação, respeito entre os profissionais e a família que trabalha com a finalidade de formar futuros cidadãos conscientes do seu papel social. 

JUSTIFICATIVA

                   Este projeto tem como finalidade, o relato das atividades que desejamos desenvolver durante o período 2010/2011 na EMEI Afro Alves de Macena, partindo da proposta apresentada pela Secretaria de Educação, fundamentada na Lei de Diretrizes e Base da Educação ( Lei nº 9394/96 ) e a Resolução 361/2000, temos como meta oferecer ações educativas proporcionando à criança uma melhor educação,  visando seu total desenvolvimento e sua capacidade de integração com a comunidade, ou seja o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, lingüístico e social, na perspectiva que a educação é o melhor caminho para combater as divergências sociais existentes na comunidade.


OBJETIVO GERAL

                   Integrar a criança, família e comunidade dentro da EMEI buscando estratégias que viabilizem o melhor desenvolvimento da criança na medida que ela for incluída no meio social da escola, passando a desenvolver no ambiente educacional todas as capacidades sócio, emocional e cognitiva.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Sensibilizar a participação das famílias dentro da EMEI;
·        Valorizar a cultura das crianças através de projetos, oficinas,  trabalhos de pesquisa, Cantigas de roda, contos, lendas, parlendas, etc;
·        Despertar a criança para novas descobertas, utilizando leituras “rotuladas”, jogos/brinquedos pedagógicos, gincanas educativas, etc;
·        Trabalhar o conceito de ecologia de modo que preservem o meio ambiente e tudo que nele existe.
·        Fazer valer seus direitos e deveres;
·        Incentivar as crianças e suas famílias a buscarem atendimento odontológico no posto de saúde mais próximo;
·        Buscar as finalidades educativas de brincadeiras em geral, transformando os meios educacionais convencionais em formas divertidas de educar através do brincar.


METAS

·        Estimular em 100% a participação dos pais no processo educativo dos filhos;
·        Desenvolvimento de 10% de projetos de socialização e orientação à família;
·        Desenvolvimento de 50% de projetos relativos à cultura popular e religiosa;
·        Desenvolvimento de 10% de projetos relativos à confecção de brinquedos educativos;
·        Desenvolvimento de 20% de projetos relativos à ecologia.
·        Firmar parcerias com um odontólogo e um psicólogo, visando um atendimento indispensável às crianças, bem como outros profissionais em 10%;
·        Implantar ações sócio educativas, buscando integrar 100% da comunidade escolar à escola;
·        Acompanhamento da proposta pedagógica junto às famílias visando um melhor desempenho da aprendizagem para 100% das crianças.


ESTRATÉGIAS

·        Realizações de atividades nas quais as crianças interajam entre si e o meio social que compõem;
·        Reuniões, exposições e debates que visem o melhoramento educacional em conjunto com a comunidade escolar;
·        Realizar projetos e oficinas que complementem o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos;
·        Promover palestras e oficinas que desenvolvam habilidades educacionais, visando à melhor formação para a criança;
·        Assegurar o nosso compromisso para com as crianças, promovendo seu bem estar e desenvolvimento integral;
·        Utilizar métodos inovadores e dinâmicos que incentive a aprendizagem dos alunos.
·        Realizar encontros com os pais frequentemente para que os mesmos tenham conhecimento dos trabalhos realizados na EMEI.

AVALIAÇÃO
                   A avaliação será um processo continuou, de maneira sistemática envolvendo todas as atividades e funções da EMEI, de maneira global e organizada do pessoal que compõe a equipe até as atividades pedagógicas, sempre em reuniões com participação dos pais e a comunidade, dependendo da necessidade haverá mudança da Proposta Pedagógica da Escola de Ensino Infantil Afro Alves de Macena.










































































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