APRESENTAÇÃO
A
EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil Afro Alves de Macena, localizada no
Sítio Leite, funciona hoje com duas salas de aula, dando assistência a crianças
da pré – escola . É composta por uma Diretoria, dois professores, uma auxiliar
de professor, uma auxiliar de serviços gerais, uma merendeira e dois vigias
noturno.
A
escola atende a uma clientela bem diversificada econômica e socialmente, em sua
maioria residem em comunidades vizinhas,
porém distantes, portanto fazem uso do transporte escolar. Podemos relatar que
nos últimos anos a comunidade escolar evoluiu consideravelmente, cerca de 80% dos
pais possuem renda mensal fixa, que varia de 1 à 3 salários mínimo e estão
enquadrados em níveis de escolaridade que vai do ensino médio ao superior. Os 20% restantes vivem através
do trabalho agrícola e pequenas prestações de serviços a terceiros, a maioria é
analfabeta ou com grau de instrução baixo, as mães se enquadram como
domésticas. Quanto à estrutura das comunidades ainda existe uma precariedade
relativa ao saneamento básico, saúde e lazer os quais não são satisfatórios.
Os
pais confiam no trabalho que a escola desenvolve, pois somos conscientes do
papel que como educadores desenvolvemos nesta unidade escolar voltado a atender as necessidades da criança,
respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida.
O
local é de cooperação, respeito entre os profissionais e a família que trabalha
com a finalidade de formar futuros cidadãos conscientes do seu papel
social.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como finalidade, o relato das atividades que desejamos desenvolver
durante o período 2010/2011 na EMEI Afro Alves de Macena, partindo da proposta
apresentada pela Secretaria de Educação, fundamentada na Lei de Diretrizes e
Base da Educação ( Lei nº 9394/96 ) e a Resolução 361/2000, temos como meta
oferecer ações educativas proporcionando à criança uma melhor educação, visando seu total desenvolvimento e sua
capacidade de integração com a comunidade, ou seja o desenvolvimento físico,
emocional, cognitivo, lingüístico e social, na perspectiva que a educação é o
melhor caminho para combater as divergências sociais existentes na comunidade.
OBJETIVO
GERAL
Integrar
a criança, família e comunidade dentro da EMEI buscando estratégias que
viabilizem o melhor desenvolvimento da criança na medida que ela for incluída
no meio social da escola, passando a desenvolver no ambiente educacional todas
as capacidades sócio, emocional e cognitiva.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Sensibilizar
a participação das famílias dentro da EMEI;
·
Valorizar
a cultura das crianças através de projetos, oficinas, trabalhos de pesquisa, Cantigas de roda,
contos, lendas, parlendas, etc;
·
Despertar
a criança para novas descobertas, utilizando leituras “rotuladas”,
jogos/brinquedos pedagógicos, gincanas educativas, etc;
·
Trabalhar
o conceito de ecologia de modo que preservem o meio ambiente e tudo que nele
existe.
·
Fazer
valer seus direitos e deveres;
·
Incentivar
as crianças e suas famílias a buscarem atendimento odontológico no posto de
saúde mais próximo;
·
Buscar
as finalidades educativas de brincadeiras em geral, transformando os meios
educacionais convencionais em formas divertidas de educar através do brincar.
METAS
·
Estimular
em 100% a participação dos pais no processo educativo dos filhos;
·
Desenvolvimento
de 10% de projetos de socialização e orientação à família;
·
Desenvolvimento
de 50% de projetos relativos à cultura popular e religiosa;
·
Desenvolvimento
de 10% de projetos relativos à confecção de brinquedos educativos;
·
Desenvolvimento
de 20% de projetos relativos à ecologia.
·
Firmar
parcerias com um odontólogo e um psicólogo, visando um atendimento
indispensável às crianças, bem como outros profissionais em 10%;
·
Implantar
ações sócio educativas, buscando integrar 100% da comunidade escolar à escola;
·
Acompanhamento
da proposta pedagógica junto às famílias visando um melhor desempenho da aprendizagem
para 100% das crianças.
ESTRATÉGIAS
·
Realizações
de atividades nas quais as crianças interajam entre si e o meio social que
compõem;
·
Reuniões,
exposições e debates que visem o melhoramento educacional em conjunto com a
comunidade escolar;
·
Realizar
projetos e oficinas que complementem o desenvolvimento do ensino aprendizagem
dos alunos;
·
Promover
palestras e oficinas que desenvolvam habilidades educacionais, visando à melhor
formação para a criança;
·
Assegurar
o nosso compromisso para com as crianças, promovendo seu bem estar e
desenvolvimento integral;
·
Utilizar
métodos inovadores e dinâmicos que incentive a aprendizagem dos alunos.
·
Realizar
encontros com os pais frequentemente para que os mesmos tenham conhecimento dos
trabalhos realizados na EMEI.
AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo
continuou, de maneira sistemática envolvendo todas as atividades e funções da
EMEI, de maneira global e organizada do pessoal que compõe a equipe até as
atividades pedagógicas, sempre em reuniões com participação dos pais e a comunidade,
dependendo da necessidade haverá mudança da Proposta Pedagógica da Escola de
Ensino Infantil Afro Alves de Macena.
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